O S.E.U. vem desempenhando um importante papel, registrando índices sempre crescentes de aprovação em universidades de renome por todo o país e, principalmente, servindo de espaço democrático para a fomentação da reflexão crítica e discussão de variados temas do conhecimento, buscando a formação política de seus participantes.
Neste sentido, conta com 240 vagas para alunos, sendo necessário aos candidatos passarem por um Processo Seletivo, que consiste em uma análise socioeconômica, realizada por um grupo de estudantes do curso de Serviço Social, o PET-SS da UNESP Franca, constituindo assim um método de seleção que considera os quesitos socioeconômicos dos alunos que comporão nosso corpo discente.
Na sua organização formal, o S.E.U. conta com quase 70 membros do projeto, divididos entre professores, monitores e colaboradores. O projeto também é representado e organizado por mais 10 Coordenadores - que são bolsistas. O S.E.U. é construído coletivamente e democraticamente, assim as tarefas diárias do projeto são exercidas com horizontalidade e participação de todos os seus idealizadores: educadores e educandos.